Musica E Movimento Original
ATIVIDADES RITMICAS
Resumo do texto: Música e Movimento
Professores: Carlos Herman Guerrero Santana Mario Cesar de Oliveira
Aluno:
Leonardo Kanasoro Cervenka
São Paulo, 15 de Abril de 2015.
Música e Movimento
Interferência da música no ser humano
Foram criados métodos para se verificar a real influência da musica sobre o ser humano no sec. XVII a musica foi inserida no meio terapêutico assim surgindo os primeiros fundamentos da musicoterapia. Com o passar do tempo ela ganhou força e foi contribuindo para a diminuição da percepção da dor em pacientes pós-cirúrgicos e em muitos outros tipos de tratamento.
Na educação vemos a música contribuir no aprimoramento do raciocínio lógico e matemático em crianças pré-escolares. Tanto a música quanto a Ed. Física apresenta-se impregnadas de benefícios que justificam a sua importância direta para a complexidade humana, além de possibilitarem a riqueza da expressão cultural dos povos.
Musica pode agradar ou incomodar, e essa é uma questão cultural de perspectiva de um momento especifico, de preferencia individuais.
A musica invade-nos a ponto de modificar-nos, independentemente da nossa permissão para tal.
Interferência da música no movimento
Música é movimento. Leis da física dizem que as vibrações das ondas e a frequência dessas vibrações determinam a intensidade e a altura do som (matéria-prima da musica).
Há uma associação entre gesto físico e som. Uma vez dizendo que os sons vem, espontaneamente precedidos por gestos.
Toda expressão musical depende de uma forma de movimento. Na educação do movimento, mediante o efeito reciproco entre música e movimento, podemos chegar ao extremo de fazer visível a música pelo movimento, e audível o movimento pela música.
Na escola, a música é uma ferramenta de aprendizagem e resgate de conhecimento adquirido, assim como é uma maneira de manutenção cultural.
Em se tratando de ritmo, acreditam que esteja