Musica na educação infantil
Acadêmica: Claudia A. Melo
Professor-Tutor Externo: Saionara
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0246) – Psicologia Geral e do Desenvolvimento
25/ 11/11
RESUMO
Este trabalho busca mostrar as contribuições da relação afetiva para o processo de aprendizagem, compreendendo como acontece a relação professor e aluno nos anos iniciais do ensino fundamental. Busca nas principais obras educacionais e pedagógicas, referencias sobre afetividade no processo de desenvolvimento humano no relacionamento educador/educando. E também a contribuição do amor da família para um desenvolvimento pleno da criança.
Palavras-chave: Afetividade. Desenvolvimento. Criança.
1 INTRODUÇÃO
Estudos na área de desenvolvimento humano têm mostrado como questões afetivas e cognitivas influenciam diretamente no processo ensino aprendizagem. A vida afetiva é um elemento que constitui comportamentos e ações e por isso a importância de entendê-lo e inserí-lo no contexto escolar.
A criança ao entrar na escola, precisa ser muito bem recebida, porque nessa ocasião esta iniciando uma nova experiência, e esta deverá ser agradável. O afeto do professor, a sua sensibilidade e a maneira de se comunicar vão influenciar o modo de agir dos alunos. Se o professor se expressa de forma agradável ou de forma dura, criará mais motivação no aluno do que um ambiente neutro. Contudo, tal expressão deve ser moderada; nem amigável demais, nem exageradamente dura. O afeto refere-se a atitudes e sentimentos expressados ou presentes no ambiente.
Sua maneira de ser, atuar e falar é muito significativa. O professor pode ser frio, distante, desinteressado ou pode ser alegre, amável e se interessar pessoal e individualmente pelos alunos. Também a sala pode ser fria, sem nenhuma decoração, ou pode ter avisos, quadros, plantas, animais e trabalhos artísticos. Isto vai afetar