MUSICA ANALISE NOVA
É pouco provável que a pessoa ao ler ou ouvir a musica, compreenda de inicio o significado ou a coerência da letra. Tudo parecerá não ter sentido, pois as palavras parecem não ter relações umas com as outras. Se você for ler e interpretar ao pé da letra apenas, não terá sentido. Tem que ser analisada alem do significado de um dicionário, tem que ser vista poeticamente a arte que a letra quer transmitir.
No titulo da canção “O QUERERES”, é transformado o verbo do infinitivo (QUERERES ELE) em substantivo, seguido do artigo (O). Como se dissesse o fato de você querer uma coisa e eu querer outra, então juntando o nosso querer deu QUERERES, mas ai ficou no singular “O QUERERES” porque o seu querer com o meu querer, é o querer de cada um, um querer único, um querer conjunto.
Em relação à letra da musica, é perceptível logo de inicio um jogo de contradições, com palavras antônimas sobre o que se quer ter e o que se tem, ou o que se quer ser e o que se é. É uma metáfora sobre o desencontro amoroso, por isso na musica fala BRUTA FLOR do QUERER.
Mostra que a vontade muitas vezes não é realizada devido ao que se é obrigado a seguir desde cedo diante da sociedade, perante a um sistema manipulador de normas para certa educação que foi criada e rotulada, ou seja, não seguindo simplesmente as realizações dos reais desejos com boas aceitações, sem que haja descriminações e exclusões por existir diversas formas de escolhas e ações. Isso gera uma contradição de escolhas, onde nunca haverá satisfação no que se tem e no que será oferecido, pois na verdade a realidade que foi apresentada como deve ser seguida confunde as vontades e assim nunca haverá satisfação e determinação.
E o Amor é um sentimento contraditório de desencontro. Então o que o Caetano faz é definir o amor pelas contradições, definir o querer, o desejo amoroso pelas suas próprias contradições. Se no amor todos fossem iguais e seguissem uma regra talvez não acontecesse, na diferença