Museu da Loucura
NATÁLIA MENDONÇA DA SILVA
RELATÓRIO VISITA TÉCNICA- SEMINÁRIO 1
Juiz de Fora
2014
NATÁLIA MENDONÇA DA SILVA
RELATÓRIO VISITA TÉCNICA- SEMINÁRIO 1
Relatório da disciplina Seminário 1 apresentado ao Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, do Curso de Graduação em Psicologia.
Juiz de Fora
2014
1 INTRODUÇÃO
Em visita técnica realizada no dia 10 de junho de 2014 ao Museu da Loucura os alunos puderam conhecer um pouco sobre a História da loucura vividamente. O Museu da Loucura encontra-se instalado nas dependências do Hospital Psiquiátrico de Barbacena, antigo Hospital Colônia, em locais onde ocorreram os episódios mais trágicos da história do tratamento feito com os portadores de sofrimentos mentais no Brasil. Antes da visita acontecer mesmo, participamos de uma pequena palestra com a Coordenadora do Museu. Nesta palestra tivemos contato com a história do Hospital Psiquiátrico de Barbacena, podendo entender os motivos que levaram o Governo de Minas Gerais a instalar na cidade o museu.
2 DESENVOLVIMENTO
Ao visitarmos as dependências do museu pudemos ver como eram tratados os pacientes do Hospital Psiquiátrico no passado. Quais eram as formas de tratamento e quais os objetos usados para o mesmo. Entre os artefatos, os que mais me chamaram a atenção foram os instrumentos médicos usados para a realização da cirurgia de lobotomia- técnica de neurocirurgia utilizada para acalmar os pacientes psiquiátricos mais agressivos, além dos diversos aparelhos de eletroconvulsoterapia (eletro choque), muitas ocasiões utilizado sem nenhuma sedação para coagir os pacientes. Disso depreende-se, que, assim, como ocorria nos casos de lobotomia, o uso da eletroconvulsoterapia era generalizado e indiscriminado.
No entanto