museo temporário
Montagem do “museu Temporário“.
OBJETIVO
Propor novos significados aos objetos pessoais e cultura, criando critérios de classificação para coleção de objetos, visando a organização do espaço expositivo, e, com isso dar visibilidade á comunidade escolar a respeito de conhecer e comunicar os bens culturais.
Procedimento
Proposição I
- Para a montagem do “ museu temporário” , os alunos vão planejar como será preparado e transformado o lugar para receber as coleções, decidir qual será o público – alvo, quanto tempo durará , que texto serão colocados e onde. Depois de a classe tomar essas decisões, divida - a em pequenos grupos, cada qual responsável por uma ação: organizar as coleções e o lugar para recebê-las (recolher e preparar material de apoio, como mesas, papéis, fita crepe e outros); elaborar convites para a abertura da exposição e organizar os preparativos para ela, como quem ficará responsável por atender os visitantes e como atenderá; produzir textos informativos sobre projetos e as coleções formadas e o que mais o grupo achar necessário para que os visitantes possam compreender o museu temporário.
-Algumas duplas ou trios de alunos podem ficar encarregados de escrever um texto que informe ao visitante as etapas percorridas para chegar ao “museu tempo’. Oriente – os para que retomem suas anotações desde o início do projeto e escrevam, de forma objetiva, as atividades realizadas em sala, a visita á instituição e a contribuição de todos para a montagem do museu. Lembre –se quem lerá estes será o aluno ou o professor visitante que não participou de nenhuma parte e desconhece o trabalho.
Escrever um texto tendo em mente um leitor definido facilita a seleção das informações e do vocabulário que usarão.
-Lembre-se de que o texto não pode ser muito extenso (por volta de 25 linhas podem ser suficientes), pois se destina a uma leitura rápida enquanto se visita o museu.
- Para as coleções, outras duplas podem se