Musculo da mastigacao
Drenagem de abscessos:
A drenagem libera transudatos purulentos ou hemorrágicos e exsudatos do foco do abscesso. Ela alivia a dor e aumenta a circulação. O abscesso pode estar confinado ao osso ou invadir tecidos de sustentação e mole.
Cirurga periapical:
Indicaçoes: Qdo ocorre o insucesso do tratamento convencional e o retratamento não e possível ou um melhor resultado não poderá ser feito pela parte coronária. Fratura horizontal da raiz com necrose apical. Erros durante a endo. Grandes lesões que não regridem após o tratamento. Toda e qualquer anormalidade da parte coronária requer cirurgia e biopsia para identificação.
Problemas anatômicos: Calcificaçoes e outras obstruções, curvaturas radiculares graves, ou constrição do canal podem impedir o tratamento de endo, mas em todo caso antes de toda cirurgia é necessário tentar o convencional. Uma perfuração da porção radicular para o osso pode necessitar da remoção da porção radicular.
Consideraçoes restauradoras: Tentativas de acesso ao canal por restaurações pode comprometer a retenção ou perfurar a raiz. Uma situação comum é o insucesso do tratamento de um dente que foi restaurado por pino.
Fratura radicular horizontal: Após a fratura radicular traumática é automático a necrose pulpar.
Elementos irrecuperáveis no canal: elementos que caiam dentro do canal.
Erro de procedimento: instrumentos quebrados, perfurações, degrau apical ou extravasamento grosseiro.
Contra indicações:
Causas não identificadas: Quando não souber a causa do insucesso não recorrer diretamente à cirurgia
Cirurgia e tratamento de canal simultâneos: muito raro serem feitos, na maioria faz-se primeiro a endo
Anatomia: Seio maxilar pode ficar exposto. Linha obliqua externa da mandíbula impede a chegada ao ápice dos terceiros molares. A crista zigomática pode impedir a chegada ao ápice dos molares maxilares. O mento tb impede na porção anterior da mancibula.
Relaçao raiz/ coroa desfavorável: