Músculos da mastigação
Em geral os músculos são dividido sem 3 tipos : 1) cardíaco 2) Liso e 3) Estriado ou esquelético
Os dói primeiros são importantes para a função do coração e dos órgãos ocos.
O músculo estriado é encontrado é encontrado no sistema esquelético e, assim será o único tipo de músculo considerado aqui. A finalidade do músculo é proporcionar força, a partir da qual se origina o movimento. A única força que o músculo pode proporcionar é atração, contração ou tensão. O músculo não empurra, não se espande ou se alonga ativamente, por isso, há necessidade de ancoragem (músculo esquelético é ancorado em cada extremidade). A extremidade fixa é chamada origem e o mais móvel é chamada inserção
Músculo Temporal
Ocupando a fossa temporal, este músculo potente tem forma de leque, com inserção superior (ou origem) ao nível de linha temporal inferior. A inserção inferior localiza-se na apófise coronóide e na borda interior do ramo ascendente da mandíbula. É o mais potente dos músculos mastigadores.
Ação: feixes verticais e oblíquos: elevar a mandíbula, tracionando-a contra a maxila.
Feixes horizontais: retração das mandíbulas levando os côndilos em direção à cavidade glenóide, principalmente quando a mandíbula estiver projetada para frente pelos pterigóideos laterais.
Músculo Masseter
Músculo que se se apresenta sob forma quadrilátera, inserindo-se superiormente ao nível do osso zigomático, na borda inferior e na superfície medial do arco zigomático. Inferiormente, apresenta direção oblíqua, para trás, inserindo-se na face do ramo mandibular. A fáscia massetérica recobre lateralmente o masseter, enquanto o corpo adiposo da bochecha o separa medialmente do músculo bucinador.
Ação: elevar a mandíbula, outra função: contribuir para a projeção da mandíbula para anterior.
Músculo pterigóide medial (ou interno)
É um músculo quadrilátero, grosso, paralelo ao músculo masseter, localizado medialmente ao ramo da