Musculação
Foi visto que em algumas escolas os professores fazem atividades e jogos onde buscam trabalhar os movimentos básicos como também a lateralidade e o reflexo das crianças. Mas também é percebido, que em outras escolas não há a presença de um professor de educação física, mas a deu um pedagogo, onde este muitas vezes não direciona as atividades lúdicas que tenham o movimento como fim para o foco da aprendizagem motora.
Trabalham muito mais com atividades que trabalhem apenas a dimensão cognitiva, pois julgam esta ser a mais importante.
Nas escolas que já fazem o contrário buscam aplicar jogos cooperativos que promovem a interação entre os alunos evitando assim que as crianças sejam egocêntricas, um fator normal nesta faixa etária.
Portanto testemunhou-se que nas escolas de ensino infantil, não há o trabalho do ser integral é muito “normal” não ter o profissional de educação física atuante nas séries iniciais, pois a ênfase maior dada é o desenvolvimento cognitivo das crianças.
Ensino fundamental Nas aulas observadas tanto na rede pública quanto na rede privada os professores de educação física se focam muito mais em passar a forma correta de se praticar os esportes por meio de jogos dos próprios esportes como: futebol, handebol, vôlei e basquetebol.
Desta maneira erram nesta parte pela falta de se passar os fundamentos básicos dos esportes propriamente ditos, e também regras básicas e o funcionamento do jogo em si.
Assim os alunos são prejudicados de forma enfática principalmente aqueles que não possuem habilidades inatas desta maneira sendo excluídos das atividades pelos próprios colegas ou por se sentirem pressionados ou envergonhados. Somente participando os aluno que já sabem praticar o esporte ou jogo, debilitando no aprendizado das diferenças e interação social entre as crianças mesmas. Acarretando em um problema que pode se arrastar pelo longo da vida e até causando repulsa por um ou outro que esporte que este aluno possa ter se