Muquém
Um dos fatos curiosos, é que Muquém, apesar de ser limitado em nosso território areiense, ele é o mais populoso entre os distritos vizinhos, e o mais antigo, fundado por um homem conhecido por Padre de Muquém. Politicamente falando, Muquém tem sua importância, por cânter quatro sessões eleitorais, o que o coloca como a área distrital mais populosa.
Duas vezes por semana, o caminhão de lixo, passa para a coleta. Muquém se destaca dos outros distritos por ser menor e ao mesmo tempo grande, por possuir cinco comunidades, que são: Chã de Jardim, Chã da Pia, Tabuleiro de Muquém, Muquém, Mazagão, Santana e Lagoa de Barro. Estas comunidades compreendem a área distrital, ou seja, o setor Muquém, onde cada uma se destaca com características específicas, aqui podemos citar a Chã de Jardim com seu artesanato na palha da bananeira, fábrica de polpa, e a reserva ecológica Mata do Pau-Ferro. E Chã da Pia com seus utensílios de argila, como bonecos.
É importante lembrar que Muquém se encontra em processo de desenvolvimento, devido ao surgimento do condomínio de campo, porém isso não favorece à sua população, pois só as pessoas de boas condições financeiras tem acesso a essa área de lazer.
O nome “Muquem” deve-se a uma árvore com este nome que existia em abundancia naquele local.
Sua vegetação é diferente da do município, pois Muquém está situado em uma área