MUNICIPIOS
Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo São Paulo tem um novo Plano Diretor mais humano que aproxima emprego e moradia, reequilibrando a cidade. Aprovada no dia 30 de junho de 2014 e sancionada em 31 de julho pelo prefeito Fernando Haddad, a nova lei (16.050/2014) traz uma série de diretrizes para orientar o desenvolvimento e o crescimento da cidade pelos próximos 16 anos.
Processo participativo inédito
Paralelo às atividades presenciais que fizeram parte de todo o processo participativo de revisão do PDE e para permitir maior acesso aos dados, resultados, agenda, notícias e arquivos, sempre disponibilizados em formato aberto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) lançou o Gestão Urbana que trouxe todas as informações referentes ao processo e etapas da revisão participativa do PDE, além de disponibilizar ferramentas participativas como formulário de propostas online, mapa colaborativo e uma minuta colaborativa.
ATRATIVOS TURÍSTICOS DA ÁREA URBANA Análise dos atrativos turísticos
A variedade de opções de comércio representa um importante poder de atração para o turismo na área de estudo, podendo ser considerado um de seus grandes diferenciais. Porém, optou-se por analisar o comércio como um item de infra-estrutura de apoio ao turismo considerando nesse capítulo, apenas a oferta de atrativos culturais.
No momento em que um determinado espaço torna-se turístico, por iniciativa própria ou não, é importante que se atente à algumas necessidades para manter um bom atendimento e também não comprometer a imagem do destino no qual se encontra estabelecido. Os 81 atrativos identificados foram submetidos à análise considerando dias e horários de funcionamento, material impresso de divulgação, página na internet, visita monitorada, facilidades, valor do ingresso e acessibilidade.
Funcionamento
Além dos teatros, verifica-se que os atrativos com maior ocorrência de funcionamento no período noturno, são os centros