Engenheiro
Desde os tempos mais remotos, sempre houve a necessidade de controlar processos.
Apesar da modernização e novas técnicas de controle, existe ainda em algumas situações em que é necessário o raciocínio de um controlador humano nas tomadas de decisões. Por isso o homem sempre buscou uma forma ou uma ferramenta que pudesse substituir a sua inteligência com eficiência e segurança.
Com os avanços tecnológicos, muitos processos antes controlados de maneira manual, puderam ser automatizados, fazendo que não houvesse a necessidade de um controlador humano. Porém com isso alguns processos ficaram muito complexos para serem controlados utilizando a lógica clássica. Devido a essa complexidade houve a necessidade da busca por novos sistemas de controle, entre eles a utilização de inteligência artificial ( IA) e uma desta técnicas de IA e a aplicação da lógica fuzzy para controle, modelagem e simulação.
Um controlador fuzzy tenta reproduzir de forma mais parecida possível o raciocino um humano em processos e operações que muitas das vezes são complexos. Pois na vida real muitos sistemas não podem e não são caracterizados de maneira absoluta e rígida como ocorre na lógica clássica (falso/verdadeiro).
O sucesso atualmente reconhecido, de sistemas de modelagem e controle baseados em
Lógica Fuzzy, em aplicações industriais, tem comprovado sua utilização como mais uma ferramenta (ou tecnologia) para a resolução de problemas de engenharia de controle industrial, manufatura, manutenção, comunicação homem-máquina e em sistemas de tomadas de decisão
(MARÇAL e SUSIN, 2005).
2. OBJETO DE ESTUDO : APLICAÇÃO DE LÓGICA FUZZY NO CONTROLE DE
PLANTAS INDUSTRIAIS.
O objeto de estudo do presente trabalho trata-se de Controle de Temperatura numa
Planta Industrial. O equipamento em questão consta de uma “casa de ar”, ou seja, um sistema de insuflamento de ar em uma cabine de pintura robotizada onde deve ser controlado a temperatura interna com um set point de