A sensopercepção e suas alterações
Junto ao curso de
Psicologia,
na
Universidade Paulista,
A fim de realizar um
Levantamento teórico
Acerca
da
Sensopercepção e suas
Alterações.
Santos
2014
INTRODUÇÃO
A psicopatologia, em uma concepção ampla, pode ser compreendida enquanto o conjunto de conhecimentos referentes ao adoecimento mental do ser humano. Enfoca-se que é sempre a pessoa em sua totalidade que adoece.
Pensando-se nas funções psíquicas elementares e suas alterações, objetivas e no presente trabalho compreender, refletir e articular o conceito de sensopercepção, bem como suas alterações.
Neste contexto, entende-se por percepção o processo no qual a consciência apropria-se dos estímulos sensoriais. Já a sensação corresponde ao fenômeno desencadeado pelos estímulos físicos, químicos ou biológicos, originados dentro ou fora do organismo. E ainda por apercepção corresponde a perceber algo integralmente. Busca-se, desta forma, compreender como os indivíduos percebem os estímulos e o mundo a sua volta, bem como identificar as possíveis alterações da mesma. Para tanto, será realizado um levantamento teórico a fim de esclarecer estes conceitos. DESENVOLVIMENTO
Vários psicopatólogos não fazem a separação entre sensação e percepção, e desta forma, fala-se em sensopercepção.
É a sensopercepção que permite a aquisição dos elementos procedentes do mundo exterior e do mundo interior, orgânico e psíquico. Ela requer a participação de todo o aparelho sensorial (olfato, tato, visão, audição e paladar), dos sentidos internos (cenestésico, cinético e de orientação) e da percepção do mundo mental pela consciência.
O elemento básico neste processo corresponderia à imagem perceptiva real, que caracteriza-se pela nitidez, pela corporeidade, pela estabilidade, pela extojeção, pela ininfluenciabilidade voluntária e pela completude.
A imagem difere-se da representação, pois a imagem é um estímulo presente, enquanto a representação é apenas