Mundo
BARROCO significa " pedra irregular" ou "pedra deformada" representando assim a idéia de irregularidade.
O barroco foi uma tendência artística que se iniciou nas artes plásticas e, posteriormente, na literatura, no teatro e na música. O barroco nasceu na Itália, no século XVII, mas atingiu outros países na Europa. Nas artes, o barroco permaneceu até o século XVIII. Nos países da América Latina, seu começo foi no século XVII.
Após as Reformas Religiosas, ocorridas no século XVI, a Igreja Católica perdia espaço e poder. Ainda assim, continuava influenciando na política, economia e religião na Europa. A arte barroca surge neste cenário expressando contraste deste período que é o teocentrismo da Idade Média com o antropocentrismo do Renascimento.
Os monarcas, o clero e os burgueses financiavam os artistas barrocos. As pinturas e esculturas deste período eram rebuscadas, detalhistas e expressavam as emoções da vida e do ser humano.
O período final do barroco, no século XVIII, é chamado de rococó e possui algumas características específicas. Na verdade, as principais características do barroco estão presentes nesta fase. No rococó tem a presença de muitas curvas e muitos detalhes decorativos, tipo, conchas, flores, folhas, ramos.
Os artistas barrocos europeus e suas obras valorizavam as cores, sombras e a luz, e representavam os contrates. Eles valorizavam, também, o movimento. Os principais temas do barroco na Europa eram: mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade. As cenas retratadas costumavam ser sobre a vida dos nobres, o cotidiano da burguesia, naturezas-mortas entre outros. Muitos artistas barrocos dedicaram-se a decorar igrejas com esculturas e pinturas, utilizando a técnica da perspectiva.
As esculturas barrocas mostram rostos humanos expressando emoções, principalmente o sofrimento. Os traços eram exagerados, predominando nas esculturas as curvas, os relevos e o dourado.
Os principais artistas do barroco europeu foram o