Orçamentos e controle
Desta forma, me parece que a melhor forma de se identificar à solução para o orçamento, planejamento e controle de obras é um conjunto de sistemas interagindo e que chamaremos Sistemática de Orçamento, Planejamento e Controle de Obra.
Embora exista norma técnica (NBR-12721) sobre o assunto ORÇAMENTO, falta ainda muito conhecimento e rotina a respeito para que se possa formar um único algoritmo para sua solução global.
Desta forma ao longo deste trabalho iremos discorrer sobre as diversas soluções obtidas pelos sistemas, muitas vezes se interligando ou completando-se para permitir aquela imagem ainda do futuro de orçamento de obra, de planejamento e do controle de obra, de que ao apertar-se uma tecla irá sair uma listagem que venha a solucionar todas questões da valoração, do planejamento e do controle de obras
Projeto
Definição Geral
O projeto, desenvolvido a partir de definições técnicas, deve ser considerado durante toda a fase da obra, desde o orçamento.
Tipologia Construtiva:
A proposta arquitetônica, especificações e métodos construtivos adotados podem ser questionados, porem a modificação só deverá acontecer mediante a aceitação formal entre as partes – Cliente, Contratado, Autor do Projeto e Fiscalizador.
Responsabilidade Técnica: A executora devera contar com profissional habilitado, que recolhera as taxas no CREA fazendo suas Anotações Técnicas - ART de execução da obra.
Estrutura: Para a estrutura deve-se considerar a condição do solo onde ocorrera a construção, que nesta situação e solo de boa qualidade, não necessitando maiores cuidados.
Destinação de Esgotos:
Como solução de destinação de esgotos, opta-se pela ligação da edificação à rede de
Esgotos publica;
Orçamento:
E preciso preencher planilha para que o orçamento seja cumprido, recomendamos que seja elaborada planilha específica.
Padrão de Acabamento Adotado:
Seguir as especificações contidas no memorial descritivo