mundo mundializado
Nos dias de hoje é possível encontrar inúmeros fatores que proporcionam diversas mudanças no dia-a-dia e nos aspectos de todo o mundo. Além disso, tais fatores também podem causar benefícios e muitas vantagens ,e ao mesmo tempo também pode vir a nos causar diversos aspectos negativos. A globalização é um dos grandes fatores que influenciam os aspectos financeiro na sociedade moderna .Por ser um fenômeno social ela abrange aescala global que pode causar impacto na economia mundial.
O primeiro destes impactos, diz respeito à maior integração entre os sistemas financeiros nacionais, destacando-se os países desenvolvidos e os "mercados emergentes" (como o Brasil, por exemplo). Esse fato manifesta-se, quando se percebe que existe uma proporção crescente de activos financeiros emitidos por residentes.
O segundo impacto, dá-se com o aumento da concorrência nos mercados internacionais de capitais, manifestado por transacções financeiras internacionais, envolvendo os bancos de um lado, e instituições financeiras de outros.
E o terceiro, ocorre com a extraordinária expansão dos fluxos de capitais (títulos, acções, empréstimos, financiamento, moedas e derivativos), em todos os mercados integrantes do sistema financeiro internacional.
O balanço de vantagens e desvantagens da globalização financeira tem especial importância para as nações em desenvolvimento, surpreendidas, pela explosão desse fenômeno e com a intensidade de seus efeitos.
Os países emergentes têm ganhado muita importância no cenário econômico e político mundial nas últimas duas décadas. Por causa de seu peso na economia mundial,a relevância desses países só tem aumentado.
Considerando-se que a integração ganha valor à medida que alcança resultados e que esses resultados de cada processo dependem dos modelos adotados.É evidente que o bom funcionamento deve ter como um modelo de integração econômica para que dessa forma possa trazer resultados