biografia de Milton Santos
Geógrafo: Milton Almeida dos Santos
Local de Trabalho: Departamento de Geografia da USP.
Pesquisas Recentes:
SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo. São Paulo: Editora Hucitec, 1994.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização - do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Editora Record, 2000.
Indicação de dois livros publicados pelo geógrafo:
SANTOS, Milton. Metrópole corporativa fragmentada: o caso de São Paulo. São Paulo: Nobel/Secretaria de Estado da Cultura, 1990.
Em São Paulo: Metrópole Corporativa Fragmentada mostra como 'o processo de globalização conduz a uma nova divisão internacional do trabalho e cria lugares mundializados, onde se destacam as denominadas metrópoles globais, das quais São Paulo é uma das principais referências no Terceiro Mundo. Alinham, nesse livro, as razões pelas quais essa metrópole brasileira pode ser considerada uma cidade mundial, mostrando o seu desempenho nas diversas atividades características da modernidade contemporânea. O papel da ciência, da tecnologia e da informação é devidamente destacado como resposta às novas exigências da produção' contemporânea.
SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993.
A Urbanização Brasileira, obra basilar para quem quer entender como se construiu o Brasil, especialmente em sua fase mais recente, uma vez que é, ao mesmo tempo, um estudo de análise e de síntese sobre a evolução do território e da urbanização do país, urbanização que se mostra corporativa, refletindo-se na desigual distribuição do meio técnico-científico-informacional, que reforça, ainda mais, a construção de uma sociedade dual e de um espaço seletivo.
Citação de um trecho:
“Vivemos num mundo confuso e confusamente percebido. Haveria nisto um paradoxo pedindo uma explicação? De um lado, é abusivamente mencionado o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, das quais um dos frutos são os novos materiais artificiais que autorizam a precisão e a