Biografia sobre milton santos e josue de castro
Milton de Almeida Santos nasceu em Brotas de Macaúbas, no interior da Bahia, no dia 03 de Maio de 1926. Foi alfabetizado em casa por seus pais e avós maternos, seus professores primários. Neto de escravos por parte de pai foi sempre incentivado a estudar e muito. Aos 8 anos, já havia concluído o equivalente ao curso primário, além de ter aprendido álgebra e a falar francês. Geógrafo e livre pensador brasileiro, formou-se em Direito no ano de 1948, pela UFBA (Universidade Federal da Bahia). Em 1958, concluiu na Universidade de Estrasburgo, da França, o doutorado em Geografia, trabalhou no jornal "A Tarde" e na CPE (Comissão de Planejamento Econômico-BA), foi preso em 1964 e exilado pela ditadura militar. Por conta disso foi professor em diversos países, onde recebeu o título de doutor Honoris-Causa, ganhando também o prêmio Nobel da geografia o “Vautrim Lud”. Foi autor de cerca de 40 livros e membro da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, entre outros. Foi professor em Ilhéus e Salvador, autor de livros que surpreenderam os geógrafos brasileiros e de todo o mundo, pela originalidade e audácia. Foi o único brasileiro a receber um "prêmio Nobel". Milton Santos, morreu em São Paulo, no dia 24 de Junho de 2001, aos 75 anos, vítima de câncer.
As principais obras de Milton Santos foram: "O Povoamento da Bahia", "O Futuro da Geografia", "Zona do Cacau", "Por Uma Outra Globalização", "Território e Sociedade no Século XXI", entre outras.
Biografia sobre Josué de Castro
Josué Apolônio de Castro nasceu em 5 de setembro de 1908 em Recife, formou-se em medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil. Foi um influente médico, professor, geógrafo, cientista social, político, escritor, ativista brasileiro que dedicou sua vida ao combate à fome. Partindo da constatação de que a fome era menos estudada das calamidades do mundo. Josué de Castro se dispôs a enfrentá-la em sua obra, na qual se uniu os dois lados