multimodal
No mundo, cerca de 70% de todas as mercadorias que circulam são transportadas por meio de transporte marítimo. Tal fato é resultado da gigantesca capacidade de transporte de carga dos navios.
Na atualidade, os portos de maior destaque possuem uma moderna e grande infra-estrutura, que envolve maquinários e centros de armazenagem. Roterdã (Holanda) abriga o porto de maior fluxo de mercadorias no mundo. É nele que as produções dos países que integram a União Européia são escoadas, servindo também como porta de entrada para produtos importados oriundos de outros continentes. Nos Estados Unidos, os portos de maior relevância são os de New Orleans e Nova York.
Os Estados Unidos construíram uma abertura no Canal do Panamá, empreendimento feito com o intuito de ligar o oceano Pacífico ao Atlântico. Desse modo, diminuiu-se a distância entre a costa ocidental e a Europa, evitando assim que as embarcações realizassem o contorno na América do Sul. Tal canal permaneceu no domínio norte-americano até 1997, quando passou a ser administrado pelo Panamá.
O transporte marítimo é o transporte aquático que utiliza como vias de passagem os mares abertos, para o transporte de mercadorias e de passageiros. O transporte aquaviário é um dos mais antigos modos de transporte, apresentando como grande vantagem a enorme capacidade de movimentação de carga.
O transporte marítimo é o mais utilizado no transporte de cargas no comércio internacional.
As vantagens do