engenharia
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho visa à prática de teorias explicadas em sala de aula sobre as matérias de aceleração gravitacional e deformação elástica colaborando assim para um melhor entendimento de como agem as forças naturais e de como podemos influenciá-las e entender o quão complexo é este estudo.
Tendo como base os princípios teóricos explicados em sala será desenvolvido relatório seguindo diretrizes pré-determinadas pelo professor a fim de obter resultados válidos para comparação.
2. OBJETIVOS
Estudo da aceleração gravitacional local através de experimentos utilizando um pêndulo simples e a associação entre as grandezas físicas envolvidas.
Aplicação de teorias estudadas em sala de aula para melhor entendimento e compreensão dos fenômenos físicos e forças atuantes sobre o pêndulo de acordo com medidas e ângulos previamente determinados para o experimento.
3. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
3.1. Movimento Harmônico Simples
O MHS é um tipo de movimento que segue padrões de velocidade de periodicidade, ou seja, seus movimentos se repetem em um mesmo intervalo de tempo e em mesma trajetória em um sistema ideal (desprezando qualquer interferência externa como, por exemplo, a resistência do ar.).
3.2. Pêndulo
O pêndulo simples é um sistema ideal, constituído por uma massa presa à extremidade de um fio inextensível e de peso desprezível, que tem a outra extremidade associada a um eixo, em torno do qual é capaz de oscilar.
O pêndulo simples realiza movimento oscilatório e periódico. A amplitude do seu movimento é igual ao ângulo formado com a vertical quando o pêndulo está numa posição extrema.
4. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
Os materiais e equipamentos utilizados no experimento foram:
Haste de metal fixa em base metálica;
Linha