multimidia na educação
Introdução
"É possível fugir dos monstros de fora, mas não dos de dentro". E é incrível como a mente humana tem facilidade em criar fantasmas para assombrá-la. Em plena era digital, os sentimentos primitivos continuavam vivos.
Augusto Cury
Bem, é com este pensamento que entendo que um dos maiores desafios da utilização de meios tecnológicos da educação, são os educadores, que não tem buscado um aperfeiçoamento prático e diário. Na verdade o comodismo é mais fácil diante da difícil tarefa de ser professor no nosso país.
Levando isso em consideração, vamos considerar a importância da utilização de multimídias no processo da educação.
A utilização de Multimídias no processo Educacional
Um dos objetivos da educação é possibilitar aos jovens desenvolvam o próprio processo, que eles mesmo se realizem através da ação e do esforço pessoal para buscar e transformar os valores culturais do passado, adaptando-os à realidade” (MENEGOLLA, 2002, p.16)
Assim pode-se entender que o conhecimento não é unidirecional e como tal tem por objetivo “desenvolver as potencialidades psicológicas de qualquer indivíduo, indo ao encontro dos desejos e necessidades que as crianças expressam” (CARIA, 1992, p.172). Neste contexto as ferramentas interativas facilitam a aprendizagem do educando, possibilitando a aquisição do conhecimento de maneira atrativa, utilizando para isto a tecnologia que facilitará o processo de aprendizado.
Na era da informação a educação se apropria da tecnologia em prol da difusão do conhecimento criando novos métodos pedagógicos, eis que surge a tecnologia da educação que pode ser entendida que segundo Komoski(1969) apud Netto(1976, p.14) é o “conjunto de técnicas que servem para organizar de modo lógico as coisas, atividades e funções de modo que possam ser sistematicamente observados, compreendidas e transmitidas”.
A tecnologia educacional está relacionada aos antigos instrumentos utilizados no processo ensino-aprendizagem. O giz, a