Exemplos de multimídia para educação especial
No primeiro momento o aluno irá aprender a língua de sinais - linguagem natural do surdo, e por segundo a palavra em português, a segunda língua que ele deve aprender, e por último, vem o desenho da figura auxiliando a identificar a palavra. O programa dispõe de uma série de exercícios para ver se o aluno compreendeu o que foi ensinado e permite que o professor saiba o número de acertos e erros cometidos por cada aluno, além do tempo que ele levou para compreender a palavra. A ferramenta também poderá ser utilizada pelo professor no preparo das aulas que serão incluídas na Internet.
Deficiência Visual- DOSVOX
A comunicação do usuário é através de síntese da voz em português e a síntese de textos é configurada para outros idiomas. O sistema é composto por sistema operacional que contém sistema de síntese de fala; editor, leitor e impressora-formatador de texto; impressora-formatador para braile, também contém jogos de caráter didático e lúdico, ampliador de telas, aplicações para uso geral diário, como agenda, calculadora, relógio, alguns programas sonoros para acesso aos serviços da internet, como e-mail, acesso a sites.
Deficiência Motora: Headmouse
Permite o controle do cursor do mouse por movimentos de cabeça e com expressões faciais, é possível 'clicar' em links e arquivos. O software faz a identificação da face por meio de um webcam, já o teclado virtual funciona com dispositivos que controlam o cursor na tela - joystick, touchpad e o próprio Headmouse. O teclado tem algoritmos com previsão de palavras em cinco idiomas: espanhol, catalão, inglês, francês e italiano.
Deficiência Mental, Síndrome de Down e Autismo
A maioria dos softwares utilizados por pessoas portadoras de deficiência mental, de síndrome de Down ou autistas são software abertos. Poucos são os softwares voltados especificamente para estes utilizadores uma vez que qualquer software que estimule a percepção auditiva, o desenvolvimento