sistema linfático
SUMÁRIO
1. Introdução........................................................................................................4
2. Órgãos envolvidos no sistema linfático…………………………………….........5
3. Como funciona o sistema linfático……………………………………….............6
4. Função do sistema linfático no organismo………………………………….......7
5. Drenagem linfática………………………………………………………………...8
6. Conclusão…………………………………………………………………………..9
8. Bibliografia…………………………………………………………………………10
INTRODUÇÂO
O sistema linfático é um sistema de vasos que se assemelha ao sistema venoso, tanto em estrutura quanto em topologia. No entanto, os capilares linfáticos terminam em fundo-cego nos tecidos.
O sistema linfático representa uma via acessória através da qual os líquidos conseguem fluir dos espaços intersticiais para dentro do sangue. O liquido que flui pelos linfáticos é o líquido que transborda dos espaços teciduais; chamado de linfa e tem os mesmos constituintes que o líquido intersticial normal.
Os capilares linfáticos coalescem em vasos linfáticos de diâmetro maior que, terminam no pescoço da pessoa. Os vasos linfáticos, nesse ponto deságuam na circulação sanguínea, no ponto de junção das veias jugular e subclávia, estes vasos atravessam os gânglios linfáticos que são pequenos órgãos que filtram a linfa, dela extraindo todo o material particulado, antes que atinja o sistema venoso.
1- Quais são os órgãos envolvidos no sistema linfático O sistema linfático é constituído pelos vasos linfáticos, tecidos e órgãos linfoides como nódulos linfáticos e os folículos linfáticos associados ao sistema digestivo como as amígdalas. O