multidisciplinar II
Esse trabalho tem como objetivo, a ampliação dos nossos conhecimentos quanto ao tema brincadeiras e ludicidade na educação, levando em conta os processos antes da vida escolar, que se inicia nos primeiros meses de vida e é continua por toda sua vida, e em cada fase se agrega um novo conhecimento e um interesse para novos desafios. Também falaremos sobre a importância que tem a ludicidade e a brincadeira no desenvolvimento social, cognitivo entre outros. Para a realização deste trabalho foi feito pesquisas em artigos, e videos, proporcionando uma leitura enriquecedora para o assunto.
2. INTRODUÇÃO
Devemos nos lembrar que, a criança é a idade da brincadeira, e por meio das brincadeiras, é possível resgatar em grande parte, alguns interesses e necessidades, individuais de cada criança.
E também seu desenvolvimento motor, psíquico, na interação com o próprio eu, com diversos tipos de situações, e com a sociedade em geral.
Para no ajudar a definir o pensamento de ludicidade e brincadeira, igual a aprendizagem no contexto escolar, trazemos os conceitos usados em ambientes como a brinquedoteca, e citações de alguns estudadores nesta área.
3. CONTEXTUALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO LÚDICO E DA BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM HUMANA.
Quando falamos em brincadeiras na fase infantil, pensamos que é algo necessário, intuitivo, e até que nascemos já sabendo brincar, de acordo com a entrevista com a Profa. Tizuko Morchida da Faculdade Educação/USP sobre a importância do Ato de Brincar, nos diz que o saber imediato de brincar, vai de acordo com a realidade de cada lar, e também da sociedade em que esta criança esta inserida, mas raramente pensamos no que afeta as crianças em seu crescimento e desenvolvimento, pois o brincar pode ser um prazer ou até um desprazer. Essas brincadeiras têm início desde os primeiros meses de vida, onde o bebe tenta encostar-se a objetos que estão ao seu redor, mais de uma forma nada coordenada, então esbarra com as