Multiculturalismo
O respeito à diversidade cultural envolve o cuidado com os níveis de vida de professores e alunos e com expectativas de compreensão do modo que essas pessoas têm. Portanto, para isso, para que efetivamente a escola se realize, e preciso que a escola aprenda com o entorno, que ela se abra para o entorno, isso e, e preciso uma formação permanente. E que os alunos e pais de alunos e famílias de alunos participem disso.
Entrevista com Muniz Sodré.
O que caracteriza a cultura Brasileira?
Digamos a singularidade brasileira e serem uns pais culturalmente heterogênicos. Quer dizer, a heterogeneidade, a pluralidade cultural, e a marca mesmo distintiva no Brasil, no quadro latino-americano e mundial. E a certa modernidade ou, pois-modernidade nesse traço brasileiro, porque hoje o que caracteriza, diga assim, um movimento populacional nas grandes metrópoles do mundo, nos países de primeiro mundo, e a diversidade cultural.
Algumas pessoas falam em pluralidade cultural, outras em diversidade cultural e também em Inter culturalismo. Existe alguma diferença semântica entre essas palavras?
Existe. Veja só, o multiculturalismo e quase uma ideologia de administração de territórios, contemporâneos. Filósofos como Habermas e sociólogos europeus , quando falam de multiculturalismo, num território de países como França, Alemanha.
O Inter culturalismo diz mais respeito a transferência e a influencia reciproca de aproximações simbólicas entre uma cultura e outra. As trocas culturais entre um grupo e outro são chamadas de Inter culturalismo ou Trans culturalismo. Enquanto que o pluralismo cultural e simplesmente a diversidade cultural.
Como podemos analisar a reinvindicações das chamadas minorias (grupos formados por mulheres, homossexuais, negros, índios), que vem pleiteando os seus direitos?
Veja só, esse e um problema. O direito esta mudando. Quer dizer o direito, que sempre foi um meio de conciliar as diferenças, e as tensões na