Infec es Cong nitas Trabalho Debora
2114 palavras
9 páginas
Infecções CongênitasDa mamãe para o bebê
As infecções maternas agudas apresentam uma elevada incidência em nossa população. Algumas delas são passíveis de transmissão ao feto, as chamadas infecções congênitas. Nesta situação existe um risco variável de problemas para o bebê e uma adequada avaliação pré-natal é necessária para que danos futuros no seu desenvolvimento não ocorram.
Na maioria dos casos, estas infecções não produzem sintomas e o diagnóstico é suspeitado através de exames sanguíneos ou durante um exame ultra-sonográfico na gravidez. Entre as infecções mais comuns durante a gestação, e que podem trazer transtornos ao bebê, temos:
Toxoplasmose
Rubéola
Citomegalovírus
Varicela (catapora)
Parvovírus B19
HIV (AIDS)
Sífilis
Herpes
Hepatite B
Nem todas as infecções possuem tratamento durante a gestação. Ao mesmo tempo, algumas delas, como o herpes e a hepatite B, apresentam alta taxa de transmissão, principalmente durante o parto, e terão suas manifestações apenas após o nascimento.
Aprenda mais sobre as infecções congênitas
Existem informações extremamente importantes que você deve saber sobre as infecções durante a gravidez. Abaixo relacionamos alguns pontos de interesse sobre estas infecções, enfatizando os aspectos de prevenção. Conheça-os e ensine-os a outras pessoas.
Toxoplasmose
A toxoplasmose é uma das infecções mais comuns em todo o mundo. Estima-se que 60% das gestantes brasileiras já tenham contraído a toxoplasmose antes da gestação. A infecção pode ser adquirida de várias formas: ingestão de carne mal-passada, água não filtrada e verduras e legumes lavados de forma inadequada. Entretanto, a maior fonte de transmissão da infecção é pelo contato com animais (cachorro e, principalmente, com gatos).
Se adquirida durante a gravidez, a toxoplasmose pode ser transmitida ao bebê. Quando isso ocorre, a maioria deles permanecem sadios. No entanto, uma pequena parte apresentará sintomas da doença, que serão mais graves quanto mais precoce a