multiculturalismo
O mundo sempre está em constante e rápidas transformações nas ultimas décadas, tanto economicamente, culturalmente e tecnologicamente, e com isso exigem uma busca muito grande de conhecimentos e valores que a cada dia se exige mais e mais de um ser humano. Para não perder o ritmo dessa constante transformação, temos que introduzir os temas ligados ao cotidiano, analisando e discutindo dentro de uma sala de aula, fazendo com que o aluno valorize aquela informação obtida.
O tema é sobre multiculturalismo e seus pressupostos, aonde se tem uma ideia da onde esse conceito surgiu e porque hoje se discuti muito nas escolas e como se defere esse assunto tanto dentro de uma sala de aula quanto fora dela. O objetivo é entender como realmente é trabalhado e como tem que ser trabalhado, buscando a compreensão e defendendo a diversidade em todo mundo.
Multiculturalismo: sua origem
O conceito surge a partir da revolução da sociedade mundial a sua modernidade, sendo assim um conceito histórico ocidental e moderno(resultado da revolução francesa 1791), ( essa data não quer dizer que antes não existia preconceitos, mais essa data foi um marco na vida em sociedade, com a cultura e valores mudando) a partir disso teve sua primeira fase que é a da positivação,aonde só a burguesia tinha direitos, outras classes ficaram excluídas, aonde os seres humanos teriam direitos naturais e só, no séc. XIX a massa excluída foram reagindo pouco a pouco, para que a próxima geração tivesse os mesmos direitos da burguesia. No mesmo séc., teve sua segunda fase, todos tem direitos, independente da sua classe social raça, religião, origem e outros, nessa época os direitos foram mais econômicos, sociais e culturais, buscando a igualdade para que todos pudessem ter a mesma igualdade. Terceira fase, começa então surgir os primeiros tratados para a abolição da escravatura, impondo o