Mulheres e a politica habitacional
Instituição de ensino:
Universidade Federal de Mato Grosso
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Departamento de Serviço Social
Título: AS DONAS da CASA: Uma reflexão a cerca da titularidade feminina no Programa Minha Casa Minha Vida em Cuiabá – Mato Grosso.
Local de estágio:
SECRETARIA MUNICIPAL DE CIDADES
Período de estágio: Agosto de 2011 á Agosto de 2012
Supervisora de Campo: Sebastiana Albuquerque Carvalho nº CRESS-MT:2035 Email: tiana.42@hotmail.comTel: 65 - 9959-5570 / 9321-1242
Discente Responsável: Leticia Vargas Eremita
E-mail: leticiavargas_14@hotmail.comTel: (65)92345221
Docente Responsável: Anne Gomes
Supervisora Acadêmica
E-mail: anne.ss@hotmail.com
Local de pesquisa: Residencial Jamil Nadaff.
INTRODUÇÃO A presente pesquisa tem por objetivo a analise do processo de titularidade em nome das mulheres na Politica de Habitação tendo como foco o Programa Minha Casa Minha Vida, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Cuiabá, na perspectiva de compreender a concepção de gênero na titularidade para as mulheres na Politica de Habitação e conhecer o significado da titularidade para as mulheres inclusas no projeto.
Nos dias atuais, com o número crescente do desemprego e a dificuldade em manter a família, as mulheres estão cada vez mais se dedicando a trabalhos fora de casa para auxiliar na renda familiar. Neste sentido, muitas vezes a mulher acaba se tornando o membro principal do amparo familiar, ingressando no mercado de trabalho, coordenando a renda e, assim, assumindo a chefia da família.
A mulher enquanto chefe de família tem o poder e responsabilidade pela manutenção do grupo familiar. Existem muitos Programas Sociais voltados para a família, com foco especial nas mulheres, mães e que chefiam seu próprio lar.
De acordo com a Constituição de 1998 a Habitação é um direito garantido a todos os cidadãos.
No Programa Habitacional a mulher é referencia e