Mulheres que sofrem violência no lar
Dados vem mostrando que as mulheres que sofrem violência têm dificuldade de separação por um problema muito mais sério de que a dependência financeira e sim a dependência emocional em relação ao marido. Elas chegam a denunciar o marido, mas não chegam a se separar. Por sua vez, o homem acaba se acomodando porque lá na Delegacia não resolvem o problema. Inclusive, a própria mulher pode recuar.
A mulher com essa forte dependência do marido ela pode confundir o papel de esposa com o de mãe, assumindo uma relação de maternidade que dura anos e que gera a dificuldade de separação através da proteção que ela tem com marido, algumas mulheres também pode procurar um mecanismo de defesa para proteger essa relação como dizer que não se separa por causa dos filhos ou por causa de uma dependência financeira, quando na verdade não é isso que aparenta ser a causa do problema.
Outro fator que pode também ajudar na aceitação da mulher em viver essa situação é através da sua estrutura familiar, existem crianças que viveram em lares similares com o seu, fazendo com o que elas inconscientemente queira viver aquela mesma historia e se coloque em um quadro de submissão ao homem, em que o que é feito por ele é visto como “ amor” e proteção a ela.
Um ultimo fator que aparenta existir também dentro dessa dependência emocional é a esperança que o parceiro mude, que na verdade acontece uma mudança momentânea da parte do agressor que faz com que a vitima continue acreditando que a situação em que ela se encontra pode mudar fazendo com o que ela continue nesse mesmo processo durante muitos