Mulheres de Guerra
PSICOLOGIA DA FAMILIA
FAMILIA SECULO XXI
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
PSICOLOGIA DA FAMILIA
FAMILIA SECULO XXI
SÃO PAULO, 1º DE SETEMBRO DE 2014
A MULHER E AS GRANDES GUERRAS
Estudando historia nos dias atuais é cada vez mais dificil não falar da forma como as mulheres contribuiram e como foi importante o papel feminino nas grandes guerras,e que ajudaram a refletir o papel da mulher na sociedade atual.
A marinha e o exercito começaram a aceitar o alistamento feminino desde 1900,com atuação principal nas efermarias,cerca de 13 mil mulheres foram alistadas e muitas delas participaram da guerra antes mesmo de ter direito ao voto. Apesar do alistamento de muitas mulheres,o que realmente marcou foi o ingresso de muitas mulheres como operarias em grandes fabricas, ja que a guerra recrutou quase todos os homens, e com a economia de muitos paises comprometida,o que restou foi a contratação de mão de obra feminina para suprir a falta de operarios. Entretanto, com o fim da guerra, muitas mulheres perderam seus empregos nas fabricas e as que continuaram, recebiam um salario muito inferior ao do homem mesmo executando o mesmo trabalho.
No Brasil tambem houve mobilização feminina para a contribuição na guerra. A esposa de Getulio,criou em 1942 a Legiao Brasileira de Assistencia,com objetivo de cuidar de soldados e familias desamparadas pelo conflito de guerra e a LBA foi um grande centro de atuação para as mulheres da epoca.
Muitas Brasileiras,foram envidas a Italia para atuarem como enfermeiras e essas mulheres representaram o primeiro grupo feminino alistado nas forças armadas brasileira.O alistamento feminino foi algo extremamente necessario para a epoca,o que não significa que foi aceito de bom grado, ocorreram varios protestos em relação ao grupo feminino que estava em combate.
O