Questionário de TGA
A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.Já a Teoria da Burocracia surgiu na década de 1940, para suprir as críticas das teorias organizacionais existentes, especialmente a Teoria Clássica (excesso de mecanicismo) e a Teoria das Relações Humanas (sociológica e utópica em demasia).
2. Explique os tipos de sociedade e os tipos de autoridade para Weber.
Tipos de Sociedade:
Sociedade tradicional (tribo, clã, família) predomina as características conservacionistas, patriarcais e patrimonialistas.
Sociedade carismática (partidos políticos, grupos revolucionários, nações em revolução), geralmente existe características místicas, arbitrárias e personalistas.
Sociedades burocráticas (as grandes empresas, os estados modernos, os exércitos) são caracterizadas pelo predomínio de normas impessoais racionalmente definidas.
Tipos de autoridade:
Tradicional: onde predominam características patriarcais e patrimonialistas;
Carismático: predominam características místicas e personalistas; há seguidores, devoção, autenticidade;
Legal ou burocrático: predominam normas impessoais e hierárquicas, como no exército, repartições públicas etc.
3. Defina as características principais da burocracia, para Weber.
Caráter legal das normas e regulamentos - É uma organização ligada por normas e regulamentos previamente estabelecidos por escrito. É baseada em legislação própria que define com antecedência como a organização deve funcionar.
Caráter formal das comunicações - A burocracia é uma organização ligada por comunicação escrita. Todas as ações e procedimentos são feitos por escrito para proporcionar a comprovação e documentação adequadas.
Caráter racional e divisão do trabalho - A burocracia é uma organização que se