mulher e o mercado de trabalho
Social
REZENDE, Elma de Fátima *
PEREIRA, Erlândia Silva **
Resumo
Este artigo é parte do Trabalho de Conclusão do Curso de Serviço Social, teve como objetivos investigar, discutir, e analisar os múltiplos papéis da mulher trabalhadora na contemporaneidade. A hipótese levantada anteriormente foi comprovada, pois as múltiplas tarefas desenvolvidas pelas mulheres refletem de forma negativa em suas relações, interferindo também em sua saúde, visto que algumas das entrevistadas relataram estresse e adoecimento, o que culminou no afastamento do trabalho. A atuação do Serviço Social junto a este grupo, por meio de instrumental apropriado pode contribuir na empresa com uma intervenção voltada para as trabalhadoras, na socialização ao acesso de políticas públicas para a garantia de direitos.
Palavras-chave: Trabalho. Mulher. Jornadas múltiplas. Serviço Social.
Introdução
Nas últimas décadas a mulher intensificou sua luta no combate à opressão e desigualdades a favor de sua emancipação econômica e social, e pelo direito ao trabalho.
Desta forma, alcançou uma igualdade política e social em relação aos homens. Deve-se isto, principalmente, aos movimentos feministas, bem como ao entendimento da sociedade que a legitimou, tendo em vista as conseqüências da divisão sexual do trabalho e ao mesmo tempo em que a mulher destaca seu papel na educação escolar.
Ao longo dos últimos anos, ao persistir em suas lutas, reivindicando novos e maiores espaços no mercado de trabalho e na sociedade, as mulheres têm alcançado muitas
*
**
Bacharel em Serviço Social pela Faculdade Católica de