mulher moderna
1 - A mulher brasileira vem demonstrando ao longo dos últimos anos uma tendência a consumir ou direcionar seus investimentos para produtos e serviços relacionados a beleza
(cosméticos, salão de beleza, academias de ginástica, pilates, etc.), produtos de limpeza que sejam práticos de utilizar com melhores resultados, alimentos de fácil preparo. Também vem se evidenciando um consumo maior por parte do público feminino de veículos de locomoção como motos e carros.
As mulheres também influenciam a compra de produtos masculinos e infantis pois tem poder de decisão no núcleo familiar.
Todo esse cenário tem origem no aumento de renda que as mulheres vem conquistando ao longo do tempo, pois muitas deixaram de ser apenas donas de casa para adquirir sua independência financeira.
Um fato bastante atual diz respeito à própria presidente do Brasil que é mulher e foi reeleita nesta semana. Em seus discursos ela aponta a força das mulheres na economia que demonstram um grande potencial empreendedor.
Na minha opinião, são essas as mudanças e comportamentos da mulher X consumo.
2 – Nas classe A e B as mulheres se preocupam mais com o preço pago pelo produto, quanto mais caro melhor, buscam usar roupas de marcas e o status está presente com frequência. Já nas classes inferiores, elas buscam produtos com menor preço, mas produtos com qualidade e durabilidade.
Na família, a mulher vem ganhando cada vez mais espaço, influenciando nas decisões de como, onde e quando comprar. Independente da idade e do estagio no ciclo de vida, a mulher esta sempre buscando alcançar novos e melhores resultados, ela não para no tempo, busca informações, busca se atualizar, se aperfeiçoar adquirindo assim crescimento pessoal e profissional.
Do meu ponto de vista, a forma de como as mulheres se comportam é a junção de todos os fatores: sociais, culturais, pessoais e psicológicos. A sociedade onde ela está inserida, a cultura da região onde teve sua formação e/ou