Mulam
Assunto: Visão social e antropológica
Mulam se esforça á sua maneira, para conseguir ser aceita pela sua família e pela sociedade, a qual diz que para se enquadrar no modelo de mulher da China imperial, devia ser submissa, silenciosa e eficiente serva da casa e do marido.
Na atualidade, as mulheres buscam serem sujeitos de sua própria história, querem estudar, trabalhar, e com isso conquistar sua independência, mas também querem casar, porém não querem ser considerado o sexo frágil, o qual apenas dá suporte ao sucesso do marido, e sua própria vida fica em segundo plano.
O filme mostra a mulher contemporânea, que vai além dos seus limites,rompendo as normas da sociedade e acaba com a desvalorização e o preconceito da mulher.
Se tratando da visão antropológica, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, então o que se cobrava de Mulam era a cultura a que eles pertenciam. Porém Mulam não se encaixava nessa cultura. Podemos concluir que é a cultura que determina a diferença de comportamento entre os homens. A existência humana é marcada pela cultura e é ela a própria fundamentação da humanidade.
As principais idéias do filme com a educação, é que devemos ser persistentes naquilo que queremos alcançar, e como professores passar essa idéia para nossos alunos, porque apesar de muitas pessoas dizerem que não é capaz de algo, nossa função é incentivá-las, fazê-las acreditar que são capazes.
Em Mulam, é ela quem é forte e protege. É ela quem salva todo um país; usando de sua inteligência. Para crescermos na vida, não podemos nos deixar levar por palavras contrárias. Devemos traçar um caminho e segui-lo.
Apesar da fibra de Mulam, e do desejo de mostrar que realmente era capaz, o que incentivou ela a tudo isso, foi o amor; amor pela família, pelo pai, pois quem foi ordenado para ir pra guerra foi seu pai, que já estava velho e cansado, Mulam quis defendê-lo.
A lição mais linda desse filme, é que, ela foi pra guerra,