glucocorticóides
Os glucocorticóides constituem um segundo grupo de hormonas sintetizadas pelo córtex adrenal, a nível da zona fasciculada. Este grupo é constituído pela corticosterona e cortisol, sendo este ultimo o mais potente, também designado por hidrocortisona.
2. Introdução
As glândulas supra-renais são duas glândulas achatadas com forma de meia-lua cada um situada no polo apical de cada rim. As glândulas supra-renais contêm dois tipos funcionalmente diferentes de tecidos endócrinos que funcionam como glândulas endócrinas destintas que são o córtex supra-renal e a medula supra-renal.
O córtex supra-renal sintetiza e secreta diversas hormonas esteróides, com percursor comum, colesterol. Entre eles os Glucocorticóides.
Os glucocorticóides secretadas pela glandula adrenal, na camada fascicular do córtex supra-renal,
Os glucocorticóides têm este nome porque exercem importantes efeitos que aumentam a concentração sanguínea de glucose. Apresentam efeitos adicionais sobre os metabolismos proteico e lipidico, que são importantes para a função corporal quanto o seu efeito sobre o metabolismo dos carbohidratos. É acerca da sua fisiologia que será abordado neste semínario.
2.1. Objectivo
Geral:
a) Descrever os mecanismos de síntese, secreção, acção, efeito e regulação dos glucocorticóides.
Específicos:
I. Descrever a síntese, secreção e mecanismo de acção dos Glucocorticoides
II. Explicar os efeitos do cortisol sobre o metabolismo dos carbohidratos, proteinas e lipidos.
III. Evidenciar os efeitos do cortisol sobre a imflamação e imunidade.
IV. Descrever o mecanismo de regulação dos glucocorticóides.
2.2 Metodologia
Tipo de estudo: Foi realizado um estudo de revisão bibliográfica sobre os Glucocorticóides nas literaturas consideradas relevantes e recomendadas para este seminário e que fornecem subsídios para a discussão e as noções básicas