Geografia Regional e Ensino de Geografia
Disciplina: Geografia Regional e Ensino de Geografia
Docente: Cornélio Silvano Vilarinho Neto
Discentes: Tatiane C.P Silva
Conteúdo: Modo de vida e Espaço humano e paisagem local.
Ano de ensino: 8º serie (3º fase do 3º ciclo)
Tema: O modo de vida no meu bairro ou na minha cidade
OBJETIVO
- Contribuir para a construção da percepção do modo de vida, com base em elementos presentes na paisagem local.
- Que os alunos percebam que no espaço local se estruturam elementos geográficos que indicam o modo de vida da sociedade;
- Que notem na paisagem local as marcas do modo de vida, mas também percebam que vários dos elementos estão presentes para além do seu lugar, o que indica que os modos de vida se estendem para além dos bairros, das cidades, para além da escala local.
MATERIAL
Folha sulfite, lápis, borracha, lápis de cor, régua, fotografias da paisagem de outras cidades do Brasil e do mundo, de outros bairros.
Tempo estimado
3 aula
Desenvolvimento
Começar provocando um contraste entre o nosso modo de vida e outro bem diferente, digamos, o de um agrupamento indígena brasileiro. Não é preciso ser especialista em grupos indígenas. Basta assinalar para os estudantes o que há de mais evidente.
O modo de vida e a paisagem local
O que fazem mesmo os indígenas adultos para sobreviver? Caçam, pescam e coletam. Caso um grupo indígena viva dessa maneira, como é a paisagem do seu lugar? Faz sentido que eles pratiquem esse modo de vida e ao mesmo tempo derrubem as florestas? Ou eles precisam que suas áreas sejam florestadas para preservar o hábitat dos animais que serão caçados? E os rios e lagos podem ser poluídos ou transformados em outra coisa? Não, de um modo geral, as condições naturais, a natureza como ela era, deve ser preservada. Não fica claro que a paisagem do espaço de um grupo indígena tem características marcantemente naturais, porque isso se harmoniza com o modo de vida indígena? Que outras relações podem ser