Muito Bom
O intuito desta Coluna é poder trazer à luz discussões teóricas, filosóficas, históricas e práticas, ocampo da Neuropsicologia. Neste primeiro artigo abordaremos o que é a Neuropsicologia, como ela se define teoricamente e qual o papel do Neuropsicólogo na prática profissional. Segundo Luria (1981),a Neuropsicologia é a área específica da Psicologia que tem como objetivo peculiar a investigação do papel de sistemas cerebrais individuais em formas complexas de atividades mentais.
Assim Luriaacreditava que o propósito da Neuropsicologia era:"...generalizar idéias modernas concernentes à base cerebral do funcionamento complexo da mente humana e discutir os sistemas do cérebro que participamna construção de percepção e ação, de fala e inteligência, de movimento e atividade consciente dirigida a metas." ( Luria,1981, p. 4). Outros autores como Gil (2002) e Mello (1996) acreditam que aNeuropsicologia visa o estudo dos distúrbios cognitivos, emocionais e comportamentais, bem como o estudo dos distúrbios de personalidade provocados por lesões do cérebro, que é o órgão do pensamento e,portanto, a sede da consciência.
A Neuropsicologia surgiu no final do século XIX, início do século XX, estudando os soldados feridos de guerra, que tinham lesões cerebrais e alterações decomportamento, memória, linguagem, raciocínio, o que possibilitou maior compreensão do papel do cérebro comandando esses processos, contudo, somente no final do século XX, que ganhou maior reconhecimento. Osanos 90 ficaram conhecidos como a "Década do Cérebro", pois o aprimoramento de técnicas de neuroimagem possibilitou a confirmação das interações entre as funções cognitivas e