muio além do jardim
Análise do filme Muito Além do Jardim
Nome: Ilber Mendes Maia
Matrícula: 201301121
Disciplina: Saberes Científicos com Prática Escolar
Em “Muito Além do Jardim”, nós somos apresentados a Chance Garden, um simples jardineiro que viveu toda a sua vida sem sair de casa. Nunca aprendeu ler e a escrever, e tudo que ele sabe sobre as coisas e o mundo ele aprendeu através de programas de TV.
O filme mostra como são vastos e diferentes os meios de aprendizado.
Chance, com sua grande capacidade de observação, conseguia ver situações na TV e entender como elas funcionavam no mundo real. Um exemplo é o aperto de mãos, que ele assiste em um programa e em seguida reproduz o cumprimento com pessoas de verdade, entendendo que aquela é uma forma de cumprimentar pessoas.
O filme trata das aventuras e desventuras de Chance quando esse é obrigado a sair de casa e conhecer o mundo pela primeira vez. Somos apresentados a um personagem simples e ingênuo, que leva toda as coisas ao pé da letra.
No decorrer do filme, Chance acaba se tornando amigo de um grande empresário e chega a conhecer ao presidente dos Estados Unidos. Nessa ocasião, Chance lhe conta sobre como cuidar do jardim, e isso nos permite ver como o aprendizado pode variar em formas, pois, enquanto Chance estava literalmente falando sobre jardinagem, o presidente entendeu aquilo como uma metáfora para a política e economia do país.
Em suma, através do filme, percebemos como o conceito de educar pode variar. Chance, mesmo sem saber ler e escrever, e nunca ter conhecido o mundo, consegue aprender diferentes coisas sobre diferentes assuntos através da TV.