MOOCA
A influência da imigração é um traço bastante forte até hoje em muitos dos aspectos do bairro. A partir da década de 1820 os imigrantes vieram para o Estado de São Paulo, e que funciona num enorme conjunto de prédios destinado a abrigar os recém-chegados nos seus primeiros dias no Brasil, a antiga Hospedaria dos Imigrantes. Esses traços podem ser reverenciados, ainda, nas partidas no estádio do Juventus, na Rua Javari, frequentadas não só pelos mooquenses, como também por visitantes ilustres, como o empresário Abílio Diniz, presidente do Grupo Pão de Açúcar.
Dados sobre o bairro da Móoca e aspectos socioculturais:
- Bairro com mais de 8 mil quilômetros quadrados de área;
- População de mais de 75 mil habitantes;
- O Bairro possui 242 ruas;
- Possui 72 escolas entre públicas e particulares;
- Segundo os registros históricos da cidade, o dia 17 de agosto de 1556 marca a data oficial do surgimento da Mooca;
- Possui 18 unidades de saúde;
- Praças esportivas;
- Possui 01 teatro municipal - Teatro municipal Arthur Azevedo, inaugurado em 2 de agosto de 1952.
- Possui o histórico prédio do antigo Cotonifício Rodolfo Crespi, existente desde 1897 entre as ruas dos Trilhos, Taquari, Visconde de Laguna e Javari (Atual super mercado Extra).
- A igreja São Rafael, localizada no Largo São Rafael, s/nº, é uma das paróquias mais conhecidas da Mooca.
- A Paróquia de San Gannaro - Considerada uma das mais antigas igrejas do bairro,está localizada na rua da Mooca, 950, há 98 anos.
- A Escuderia Pepe Legal - Criada em 1966 por um grupo de jovens moradores da Mooca, tornou-se um dos maiores movimentos sociais do bairro.
- A universidade