Mudar
Com os constantes avanços tecnológicos e o surgimento de inúmeras técnicas de melhoria no trabalho, desde a primeira Revolução Industrial, a qualificação profissional torna-se indispensável para que os trabalhadores não sejam engolidos pelo desemprego.
Temos o exemplo da China, uma das maiores potências da atualidade, cuja razão de tanto êxito em todos os setores, ter sido há alguns anos atrás o investimento pesado em Educação, valorizando professores, transmissores do conhecimento que fazem brotar o pensamento crítico em uma sociedade que procura evoluir no ritmo que os avanços globais caminham.
As constantes e incessantes evoluções tecnológicas fazem com que os trabalhadores tenham que se qualificar cada vez mais, realizando diversos cursos de especialização na área em que estiverem atuando.
Empresas conceituadas em gestão e comprometidas com a questão social, realizam constantes reciclagens, dando treinamento a seus funcionários sempre que alguma técnica, ou equipamento novo é implantado na empresa, fazendo com que o funcionário não seja demitido por não possuir a qualificação adequada. Em contrapartida, vemos que atualmente existem muitas vagas de emprego que não são preenchidas devido à falta de qualificação profissional das pessoas. Este fato faz com que o aumento do desemprego acompanhe o aumento do número de ofertas em áreas onde a mão de obra tenha que ser qualificada e específica.
As pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho levam uma certa vantagem com relação às novatas, pois independentemente da área de atuação já possuem uma certa experiência exigida no momento da seleção, porém as pessoas que ingressam no mercado com ampla qualificação mesmo sem experiência tem grandes chances de prosperar na Empresa.