Mudanças no perfil do trabalhador e impactos no mercado de trabalho
Nos últimos anos houve uma mudança no perfil do trabalhador. Os mesmos passaram a ter maior importância ao empregador, deixaram de ser chamados de funcionários e passaram a ser chamados de colaboradores.
Com as inovações tecnológicas, os trabalhadores estão se preocupando mais com sua formação acadêmica, buscando algum tipo de especialização. Estes quesitos ainda são fundamentais na hora da contratação, porém outras competências passaram a ter maior importância, como a capacidade de planejamento de carreira.
A oferta de trabalho hoje no Brasil é grande, porém a rotatividade nas empresas também, com isso o trabalhador passou a ser mais exigente. Este novo perfil gerou uma nova relação entre empregado e empregador, fazendo com que as empresas trabalhem na retenção dos seus funcionários.
Dentre os benefícios oferecidos pelas empresas, se vê muito hoje, um grande incentivo na área da educação, como oferecimento de bolsas de estudos total ou parcial, além de buscarem oferecer benefícios atrativos como assistência médica, vale refeição e participação nos lucros.
Chefes autoritários também não tem mais espaço no mercado de trabalho atual, eles devem ser um motivador, propor soluções, saber ouvir e negociar, criando um ambiente favorável para o crescimento de seus colaboradores dentro da empresa.
As empresas precisam se readequar a esta nova realidade e perceber que as pessoas não saem de uma empresa que tem um bom ambiente, uma chefia profissional e um bom salário. O funcionário só sai se algo não estiver funcionando bem.