A mudança do perfil do trabalhador e seus impactos no mercado de trabalho
Atualmente, valorizam-se um novo perfil de trabalhador, que vai além de se ter um simples domínio de habilidade motora e disposição para cumprir ordens. Com a modernização tecnológica, tem se exigido um preparo maior, fazendo com que as pessoas estudem mais e com isso estejam mais preparadas para o mercado de trabalho, que por sua vez esta mais competitivo e por isso saber aprender é imprescindível e ser capaz.
O trabalho manual cada vez mais perde seu valor, abrindo caminhos para a experiência habilidosa e capacidade de uma operação intelectual e atitudes inovadoras dentro de uma empresa. Aprender é fundamental para o setor empresarial que esta em constante reestruturação, a pessoa produtiva é aquela capaz de aprender a gerir uma realidade.
Antes a relação entre empregador e empregado, as duas partes se comportavam como se uma estivesse sendo explorada pela outra, agora a tendência é a de cooperação e de que uma depende da outra e que os benefícios devem se compartilhados.
Antes o poder era absoluto das empresas que tinham a propriedade e o dinheiro, o poder de contratação era das empresas que recrutavam e treinavam essas pessoas e a divisão era simples, o patrão mandava e os empregados obedeciam. Agora com a economia baseada no conhecimento, onde as empresas precisam de competitividade, flexibilidade, velocidade e criatividade, o profissional talentoso pode se dar ao luxo de escolher para quem quer trabalhar, porque as elas tem a preocupação de atrair e manter pessoas talentosas das quais esperam compromisso total.
O trabalhador moderno tem que ter qualificação profissional e estar preparado para um mercado competitivo, devemos estar preparado cada vez mais, porque com o avanço tecnológico, cada vez menos se usa o serviço braçal, por causa de maquinas que fazem o trabalho e devemos estar capacitados para operar essas maquinas.