tecnico
O trabalhador ao longo do tempo tem tido mudanças no perfil desde a forma com que procura seu espaço no mercado de trabalho até a relação interpessoal após a conquista da vaga, isso se da tambem pelas inovações tecnologicas até suas respectivas formações academicas.
Com o aumento na formação academica cada veis mais o trabalhador opta pelo trabalho intelectual ao braçal, assim gerando uma concorrencia maior no mercado de trabalho .O trabalho intelectual por sua vez tem suas exigencias, certas habilidades, como relação interpessoal, criatividade, proatividade, capacidade e competencia.
A tecnologia da informação e comunicação, acredita-se que foi a de maior impacto nos ultimos anos e que tem sido uma das principais ferramentas nessa mudança no perfil do trabalhador, com a procura do seu espaço no mercado aumentado a empregabilidade.As empresas cada veis mais vem recrutando funcionarios atraves de redes sociais vendo nela uma importante forma para encontrar o profisional desejado.
As mudanças tecnológicas vem juntando as mudanças no perfil do trabalhador e do mercado de trablho desde a procura por profissionais capacitados a melhoria no processo de produção. A tecnologia no processo de produção tem sido uma mudança positiva e ao mesmo tempo negativa, o lado positivo é adecua essa opção pelo trabalho intelectual à capacidade de produtividade e qualidade, o lado negativo é a diminuição de mão de obra, cada vez mais o trabalhador é substituido pela maquina.
A qualidade no trabalho intelectual a cada dia mais adotado pelo trabalhador, gera uma maior produtividade acirrando mais a concorrencia entre as empresas, essa concorrencia faz com que as empresas exijam do seus funcionarios uma maior qualidade em sua funçoes.
Devido essa mudança no perfil do trabalhador o impacto gerado no mercado de trabalho teve seus pontos positivos e negativos, e a tecnologia e a formação academica foi importante na mudança desse perfil do trabalhador