biografia césar
Membro tradicional de família patrícia, foi eleito para o cargo de cônsul, aliou-se a outros dois generais Pompeu e Crasso e forma o primeiro triunvirato.
Na sua faze de expansão tivemos anexados a Roma os seguintes territórios: Gúlia (atual França), Britânia (atual Inglaterra, Hispânia (península Ibérica), Ásia menor e Egito.
Daí, o caso com Cleópatra, deu um golpe de estado a partir da intimidade, favorecendo Roma.
Foi conhecido como o maior general romano, comparado muitas vezes com Alexandre, o grande da macedônia. Quando da conquista de Cartago usou frase para voltar a Roma como Soberano máximo Veni, Vidi, Vinci. Subjulgou o Senado a mera instituição nomitária.
Com a pulgência governamental em batalha César se torna o maior general, ditador e não primeiro imperador Romano. Sobre seus opositores dizia: Alea Jacta est ( a sorte está lançada) Morreu assassinado pelo próprio filho (adotivo) Brutus.
César viveu seus primeiros anos no bairro popular de Suburra, onde aprendeu, entre outras línguas, o hebraico e dialetos gálicos. Em 82 a.C. escapou às perseguições do ditador Lúcio Cornélio Sila, inimigo de sua família. Entre 81 a.C. e 79 a.C. Julio César prestou serviço militar na Ásia e na Cilícia (na atual Turquia).
Em 78 a.C., com a morte de Sila, regressou a Roma, iniciando carreira de advogado no fórum romano. Era o início de sua carreira política. Em 69 a.C., César foi eleito questor (magistrado encarregado de questões financeiras) pela Assembléia do povo. Foi-lhe designada a província romana da Hispania Ulterior.
Quatro anos mais tarde, foi eleito edil (encarregado dos serviços e obras públicas), e em 63 a.C. , "pontifex maximus" (sumo sacerdote - a religião romana estava ligada ao Estado). Neste mesmo ano, tornou-se pretor (juiz). Depois de um ano no cargo, assumiu o posto de governador da Hispania Ulterior.
Em