MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA ATRAVÉZ DA HISTÓRIA E DIAS ATUAIS
Kamilla Ieda Santos
Prof. Edivane Lucia Verardi Dutra Martins
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED0424) – Trabalho de Graduação
29/06/13
RESUMO
Com o passar dos anos muitas mudanças ocorreram nas concepções de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, muitos métodos, tanto os mais tradicionais e antigos quanto os mais novos sofreram muitas ações e transformações ao passar dos anos. Com o passar dos anos, nossos alunos chegam cada dia mais espertos e mais “ligados” ao mundo ao seu redor, mas muitas vezes no método tradicional isso não era um ponto positivo, e sim apenas algo deixado para trás, já que o aluno era visto como uma folha branca, sem nenhuma informação e seria o professor a passar essa informação. Com o passar dos anos surgiu um novo método o Construtivismo, aonde o aluno é visto como um ser pensante, e seus conhecimentos sempre são aproveitados já que toda “bagagem” que o aluno trás é algo interpretado por si mesmo e transformado em conhecimento. Toda linguagem da criança é valida, pois teve seu esforço e seu próprio modo de entender. Durante anos o método tradicional foi o único método utilizado dentro das escolas, e muitas vezes as crianças não aprendiam e sim decoravam, mas o método construtivista veio para acabar com esse método, notando que as crianças aprendem por mérito próprio e pelo seu próprio tempo.
Palavras-chave: construtivismo; métodos;aprendizagem .
1 INTRODUÇÃO
Muitos são os métodos de ensino, tradicional ,analítico, sintético e o mais revolucionário o construtivista, aonde cada um foca em um sentido diferente.
Muitas escolas e professores ao passar dos anos se baseavam-se no método tradicional, aonde as crianças “recebiam” as informações/ conhecimentos, faziam exercícios, eram avaliadas e depois passava-se para o próximo conteúdo, fazendo assim o aluno