Mudanças de percepção
Parte 4 – Capítulo 16 do Livro Alquimia das Emoções
MUDANÇAS DE PERCEPÇÃO
Dentre os diversos fenômenos que a natureza apresenta que para nós simboliza um caos no mundo natural, desde o contorno irregular de um rio até o ziguezague de um relâmpago, existem padrões ocultos que só são perceptíveis com auxílio de lentes Laser Zoom, dispositivos de representação de imagens que mapeiam o nosso planeta por meio de satélites, algo até então invisível aos nossos olhos perceber esses padrões.
Ao passar a enxergar de forma mais profunda na percepção desses padrões ocultos, como afirma Michael Barnsley, estamos correndo o risco de perder o nosso senso infantil das nuvens, florestas, galáxias, flores e cursos da água, mudando totalmente a nossa interpretação em relação à natureza.
Perceber essas realidades ocultas pode nos ajudar a ficar livres dos limites da nossa noção convencional tanto na ordem natural quanto de nós mesmos.
O mesmo se diz respeito à nossa própria natureza quando passamos a enxergar numa perspectiva mais ampla e profunda se tratando da agitação que temos na mente e no coração, desenvolvendo a plena consciência e se transformando em uma atenção cuidadosa e constante, entrando assim em sintonia com outro nível mental.
O que encontramos depende da maneira como olhamos, como afirma K.C.Cole que se focalizarmos o mundo em close-up e logo após à distância, veremos que o mundo parece simples e depois complexo, ou seja, à distância teremos um pequeno ponto azul e à medida que for aproximando veremos os padrões atmosféricos, os oceanos, as casas, os seres humanos, e se ampliarmos mais tudo desaparece e voltamos à paisagem da matéria.
Jack Kornfield, professor de plena consciência, afirma que tudo que vemos são partículas de consciência como experiência, e , ao afirmar isso, quando investigamos nossas reações emocionais mais de perto, detectamos os padrões dos esquemas em funcionamento, percebendo o caos que realmente importa.
A partir de uma