Branding e mudanças sociais: a percepção de marca no meio digital
Branding and social changes: brand perception on digital media
Helisa Frandoloso helisa.f@gmail.com Este artigo propõe analisar a relação entre branding e publicidade sob o ponto de vista da comunicação visual de anúncios virtuais. Serão verificados anúncios sustados ou que tiveram uma má recepção do público e observado o impacto negativo dos mesmos sobre o consumidor e a imagem da marca. Também será discutido o efeito catalisador das mídias digitais e do comportamento do consumidor nesse contexto e como ambos influenciam na publicidade online.
A imagem da marca na publicidade
A publicidade sempre manteve uma relação próxima às marcas. Dificilmente uma marca que tenha pouca ou nenhuma exposição vai ter muito tempo de vida - o que também não significa que muita exposição resulte em lucro e popularidade para a empresa.
Além de divulgar diretamente, a publicidade também é responsável (conscientemente ou não) pela imagem que o produto, serviço ou empresa passa para os seus possíveis consumidores. Essa imagem não é necessariamente um logotipo, mas também o resultado de um trabalho de branding. Segundo Neumeier (2009, p.33), branding é “[...] o esforço da empresa na criação de valor agregado ao satisfazer o cliente”, ou seja, qualquer experiência que transgrida o próprio produto/serviço e agregue valores (geralmente emocionais) ao mesmo.
Considerando que todas as marcas tendem atualmente a investir no seu branding e que a publicidade é apenas uma das formas de explorar esse investimento, podemos nos questionar a respeito das mensagens que os anúncios passam para os consumidores: O que elas querem oferecer além do seu produto? Com qual imagem elas querem ser associadas? Como elas vão ser lembradas no futuro?
Muitas vezes os anúncios conseguem associar as marcas com imagens positivas, todavia, há casos em que a impressão que fica não é tão boa assim. Alguns casos de recepção negativa de anúncios