Mudanças culturais na organização
Um dos significados para a palavra mudança é alteração ou transformação, seja ela física ou moral. No dia a dia de uma empresa observamos muitas vezes as mudanças, mas nem sempre são aceitas por todos os colaboradores. Dentro de uma organização pode ocorrer uma mudança, seja ela tecnológica, estrutural ou cultural que pode significar oportunidade, processo, crescimento. Mas, para que ela seja bem aceita, é necessário que alguém se responsabilize por ela e se torne um gestor de mudanças. O gestor da mudança deve ser a pessoa responsável por fazer a ligação entre as modificações que estão ocorrendo e os colaboradores.
Para a maioria dos colaboradores, a mudança dentro de uma organização representa uma ameaça. Isso acontece porque na maior parte dos casos esses colaboradores não participaram ativamente do processo decisório e da construção da mudança e acabam não a compreendendo completamente. Cabe ao responsável gerenciar essas situações e informar adequadamente os colaboradores do que está acontecendo.
As maiores dificuldades no processo de uma mudança geralmente envolvem questões culturais. As mudanças culturais tendem a ser as mudanças com maior dificuldade para implementação, muito em função do maior conteúdo de intangíveis envolvido em uma mudança cultural.
O responsável pela gestão deve saber qual a mudança que se quer efetuar e acreditar nela. Em segundo lugar, deve ter uma abordagem estruturada para promover essas mudanças, obedecendo a sequência ideal das coisas e saber o que pode acontecer e como se posicionar.
Outra característica fundamental é a capacidade de empatia. Compreender as dificuldades reais dos envolvidos e também as inseguranças que uma mudança causa, faz parte do processo de transformação de uma empresa. Mesmo com a compreensão adequada às vezes é preciso saber a hora certa de parar de tentar a conciliação. O gestor deve saber que, em muitos casos, a empresa terá de desligar alguns