Mudanças Climáticas e Impactos em Áreas Urbanas
ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL
CURSO DE MEIO AMBIENTE
DAVI GONÇALVES BUENO
ADEMIR
MUDANÇAS CLIMÁTICAS E IMPACTOS EM ÁREAS URBANAS
CURITIBA
2013
INTRODUÇÃO
O maior problema do Brasil hoje está nas áreas urbanas, tanto é que as medidas de adaptação para erosão costeira, onde está a maior parte da população brasileira, são as mais evidenciadas no relatório. Temos hoje uma grande vulnerabilidade na infraestrutura urbana, que já é vista nos alagamentos, deslizamentos e em tantos outros eventos que mostram que é preciso uma revisão urgente do modelo – principalmente porque o aumento das chuvas intensas vai ampliar o problema e porque a quantidade de pessoas nas cidades aumentará muito.
Ilha de Calor
Ilha de calor é um fenômeno climática que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparada a uma zona rural, por exemplo. Isso quer dizer que nas cidades, especialmente nas grandes, a temperatura é superior a de áreas periféricas, consolidando literalmente uma ilha climática.
Essa anomalia ocorre devido à junção de diversos fatores, como: a poluição atmosférica; a alta densidade demográfica; a pavimentação e diminuição da área verde, irradiando 50% a mais de calor; a construção de prédios barrando a passagem do vento e impedindo que este refresque as regiões centrais; a grande quantidade de veículos e indústrias que, com a poluição, tornam as cidades mais abafadas; entre outros fatores que contribuem para o aumento da retenção de calor na superfície.
Exemplos de cidades que são ilhas de calor:
- São Paulo (Brasil)
- Rio de Janeiro (Brasil)
- Nova Iorque (Estados Unidos da América)
- Cidade do México (México)
- Pequim (China)
- Nova Deli (Índia)
Estudos realizados mostram que na cidade de São Paulo a temperatura varia em até 12 graus Celsius entre um bairro e outro. Ao mesmo tempo em que a região da Serra da Cantareira