Trabalho Impactos Ambientais Urbanos
Alterações Climáticas
RESUMO
O Problema de mudanças climáticas é mundial. Porém cada cidade sobre com o efeito do microclima, ou melhor, dizendo das alterações climáticas urbanas.
A temperatura de um centro urbano pode aumentar 5,6,10 e até 11 graus em relação a periferia ou campo.
Isso ocorre devido as Ilhas de Calor formadas nos centros urbanos por: Impermeabilização do solo, Verticalização das cidades, concentração de veículos e ausência de arborização e de áreas verdes.
Principais efeitos: Aumento do nível do mar, surgimento de furacões, novas áreas de alagamento, crise econômica na agropecuária e no imobiliário, destruição de estradas, deterioração do sistema sanitário, aumento de doenças respiratórias e cardíacas e consumo acelerado de recursos hídricos.
Impactos Ambientais Urbanos
Alterações Climáticas
Segundo a COP -19 ( Conferencia das nações unidas sobre mudanças climáticas ) Realizada em 2013 já previa que 2014 seria o ano mais quente em relação aos outros anos desde 1880, quando começou a medição. a temperatura média à superfície do planeta foi 0,69 graus acima do valor médio de 14,1 graus Celsius no século XX. Os recordes anteriores de temperatura em 2005 e 2010 foram ultrapassados por 0,04 graus
O IPCC – Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas, estabelecida em 1988 pela OMM – Organização Meteorológica Mundial e o programa das nações unidas para o meio ambiente PNUMA, com intuito de oferecer informações cientificas, técnicas e sócio econômicas relevantes para o atendimento das mudanças climáticas, seus impactos potenciais e opções de adaptações e mitigação (Intervenção Humana com intuito de reduzir ou remediar um impacto ambiental nocivo) Define a mudança climática como uma variação estatisticamente significante em um parâmetro climático médio ou sua variabilidade persistindo um período extenso (tipicamente décadas ou por mais tempo) esta mudança pode ocorrer por processos naturais, forças