O bem e o Mau
Os principais erros cometidos pelos profissionais são negligências realizadas na coordenação do tempo. Veja exemplos:
Não anotar as prioridades;
Não planejar as tarefas diárias;
Não priorizar o dia de trabalho, ou seja, fazer o que aparece primeiro;
Deixar o e-mail aberto, o que aumenta o número de interrupções;
Deixar que tarefas importantes se tornem urgências;
Criar várias agendas e não sincronizá-las;
Aceitar atividades de ouvido e esquecer-se de anotá-las;
Priorizar-se na agenda;
Não dizer "não" e acreditar que tudo pode ser feito.
Alguns itens básicos que você deve fazer para começar a ter mais tempo no trabalho.
1. Descubra como utiliza seu tempo: todas as tarefas que você realiza são divididas em três tipos: urgentes (prazo que está curto ou acabou), importantes (que trazem resultado e possuem tempo para serem realizadas) e circunstanciais (que não agregam valor e fazem você apenas perder tempo). Sabendo a forma como seu tempo é utilizado ajudará você a se planejar. Seu foco será reduzir as atividades urgentes (priorizando-as para que sejam eliminadas rapidamente), aumentar as tarefas importantes e eliminar as circunstanciais.
2. Planeje-se! Ter mais tempo para a vida pessoal e profissional é prevenir problemas e priorizar aquilo que você quer. Esse processo de antecipação que é fundamental na gestão de tempo. Para isso, planeje sua semana com antecedência de, pelo menos, três dias. Veja o que pode gerar urgências e crie atividades de prevenção.
3. Escolha uma ferramenta: agenda, Iphone, Outlook, Neotriad ou caderno que faça com que você tire as pendências e tarefas da cabeça e as centralize em um lugar confiável. Utilize essa ferramenta para se planejar e antecipar seus problemas.
4. Limite seu horário de trabalhotrabalhamos em um local onde horário não algo que realmente conseguimos cumprir, porque a empresa não gira apenas por nós. Há muitas pessoas envolvidas em horários e situações diferentes.